quinta-feira, 12 de julho de 2012

Vamos plantar o TAG da Brasil Social Chic?


Vocês já ouviram alguem falar sobre o papel semente?? Pois é, eu já havia ouvido falarem sobre, mas sabia muito pouco. Para os que nunca ouviram falar sobre esse tipo de papel uma rápida explicação. Papel semente é um tipo papel reciclado em que, durante sua preparação, são colocadas sementes em sua massa. Isso mesmo. E depois do papel ser utilizado ele deve ser plantado e então irão nascer flores - tipo cravinhos franceses ou boca de leão - ou hortaliças - como rúcula e agrião - tudo depende da semente que foi utilizada. Mas fique calmo, as sementes não irão brotar assim tão rápido e também não precisam ser plantadas imediatamente.



Conhecemos o pessoal da Papel Semente - empresa que produz esse tipo de papel - em uma reunião em São Gonçalo. Fiquei muito intrigado e quis saber tudo sobre esse tipo de papel para escrever esse artigo.

O lado ambiental 

A Brasil Social Chic sempre se preocupou com a sustentabilidade como um todo e quando tivemos conhecimento do papel semente nós tivemos a certeza, encontramos o material para os nossos tags. Afinal, depois da compra, sabemos qual o destino dos tags dos produtos de moda: o lixo.

Agora os tags da Brasil Social Chic, feitos com os papeis da Papel Semente, podem ser plantados e darão lindos cravinhos franceses (flor escolhida para nossa linha).


O melhor é que o próprio papel já serve para dar início a germinação, basta molha-lo  todos os dias até germinar e depois plantá-lo. Acho que você irá se lembrar da experiência com o feijão na escola, não lembrou?? O mesmo ocorre nesse processo. Uma volta a infância, rsrsrsrsrsrs


Algumas empresas também estão utilizando este papel para sua folheteria, principalmente para folders e comunicados que não serão guardados e sim jogados fora. O que é uma ótima solução.


Mas lembre-se, se não for mais utilizar o papel o melhor é plantá-lo e não jogá-lo no chão apenas. Leve para casa, deixe germinar e plante as flores nos canteiros da cidade.



O lado social da empresa

Se você acha que a empresa Papel Semente se preocupa apenas com a suatentabilidade ambiental, está enganado. Eles nos falaram que o trabalho deles não é só ambiental, mas também social. O papel que eles utilizam para reciclar vem de uma Cooperativa de catadores de resíduos (Você sabia que não é legal chamar de lixo o que pode ser reciclado??). Eles separam o papel que será vendido e utilizado pela Papel Semente - o papel mais branco para a produção do papel off white.

Se você acha que eles fazem apenas isso pelo social você está enganado. A empresa fica em uma região onde está sendo implementado o COMPERJ - Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. É uma região com um baixo IDH e a Papel Semente tem capacitado os moradores dessa área para trabalharem na empresa, dando emprego e um futuro a essas pessoas. 





Plante essa idéia e use papel semente para as suas criações.