quarta-feira, 13 de junho de 2012


Vermelho



Poder, riqueza, atração, amor, paixão, desejo e também a cor dos tomates secos italianos.

Visitando a Itália não se deve perder a oportunidade de ir ate a Calábria ou Puglia durante os meses de Julho e Agosto e se deliciar vendo fiadas e mais fiadas de tomates, cortados ao meio e colocados as portas de todas as casas das aldeias.

Expostos ao sol e protegidos dos insetos por redes, ficam ao relento ate se secarem por completo. Seu cheiro muito característico se espalha pelas ruelas e se torna um convite para muitas celebrações.  È uma técnica de conservação muito tradicional e que vem sendo usada há muitos séculos e permite que os frutos colhidos sejam armazenados para seu uso durante o inverno.

As regiões mediterrâneas produzem toneladas de tomate e apenas uma pequena parte se destina a secagem ao sol. A maior acaba sendo enlatada em conservas que serão utilizadas na preparação dos molhos tão presentes na culinária italiana.

No começo da primavera o solo é preparado com fertilizantes naturais e em abril as mudas dos tomateiros são selecionadas e transplantadas para os campos já fertilizados.

Quando chega a época da colheita, mulheres das aldeias vão ate os campos e começam a apanhar com as mãos estes frutos vermelhos e saborosos. Da-se então o processo de secagem. São necessários dez ou mais quilos de tomate para se obter quinhentas gramas do alimento seco.

Agora é só se deixar cair em qualquer tratoria próxima da Via Veneto e comer até o estomago ficar cheio e a carteira vazia.