quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Um pouco de Dress Code

por Chris Ribeiro

Muitas pessoas possuem dúvidas e inseguranças na hora de se vestir para o trabalho. Ninguém quer deixar de comunicar quem é, independente de onde esteja, mas é preciso estar atenta as sutilezas que fazem diferença no vestir profissional.

Segundo Toby Fischer, “Quando você modela com sensibilidade a sua imagem para adaptar-se ao ambiente profissional em que trabalha, não só se sente mais confiante – o que melhora sua performance e seus relacionamentos de trabalho, mas também faz avançar suas chances de impor o respeito e a confiança que merece”. E é exatamente isso mesmo! Cada ambiente profissional demanda atenção a características diferentes de cada um: advogados precisam transmitir credibilidade, empresários precisam transmitir confiança, criativos precisam demonstrar sua criatividade sem ficar caricato, quem trabalha em assessoria de imprensa precisa transmitir habilidade para se relacionar e se comunicar, agilidade para fazer a coisa acontecer. E só consegue transmitir isso tudo quem se sente, acima de tudo, segura com a sua imagem.

O que deve se destacar no trabalho é o trabalho em si, a capacidade profissional de cada um, depois nossa personalidade e nossa beleza. Primeiro é necessário mostrar a capacidade, a confiança, a competência e depois de um jeito natural, sem ser agressiva, mostrar a beleza e a preocupação em estar informada (de moda) e ser elegante. Nada deve aparecer antes da nossa capacidade de exercer bem nossa função, pois não vão agregar valor à nossa imagem profissional. Então cuidado ao mostrar as pernas demais, decotes exagerados, maquiagem demais (mas não vale cara lavada, ok!?), acessórios desconectados ou barulhentos. Tudo que vestimos/usamos deve estar pensado e deve caber no ambiente de trabalho. A pele e o cabelo têm que estar bem tratados, as peças têm que ter aparência de qualidade e manutenção em dia (não vale usar nada que possua manchas, furinhos e fios puxados), as unhas têm que estar cuidadas.

Algumas dicas:

• Falta de cuidado com o visual passa imagem de desleixo e muitas vezes impede que as qualidades do seu trabalho sejam vistas.

• Separar o look no dia anterior, antes de dormir. Dar uma olhada na previsão do tempo ajuda no planejamento.

• Salto alto não funciona tanto pra quem usa muito transporte coletivo, nem pra quem anda muito a pé e muito menos para quem não se sente confortável com este tipo de sapato. As sapatilhas são uma ótima saída.

• Cuidado com o comprimento das roupas e o tamanho dos decotes.

• Invista em acessórios que façam diferença.

Então fique atenta a escala de formalidade que o seu guarda-roupa profissional deve ter e avalie se você esta adequada, invista em peças de qualidade. As cores básicas ajudam na hora de montar os looks.


Chris Ribeiro é consultora de imagem corporativa e pessoal. Para conhecer mais sobre seu trabalho, acessem o site www.chrisribeiro.com.br