quinta-feira, 12 de julho de 2012

Vamos plantar o TAG da Brasil Social Chic?


Vocês já ouviram alguem falar sobre o papel semente?? Pois é, eu já havia ouvido falarem sobre, mas sabia muito pouco. Para os que nunca ouviram falar sobre esse tipo de papel uma rápida explicação. Papel semente é um tipo papel reciclado em que, durante sua preparação, são colocadas sementes em sua massa. Isso mesmo. E depois do papel ser utilizado ele deve ser plantado e então irão nascer flores - tipo cravinhos franceses ou boca de leão - ou hortaliças - como rúcula e agrião - tudo depende da semente que foi utilizada. Mas fique calmo, as sementes não irão brotar assim tão rápido e também não precisam ser plantadas imediatamente.



Conhecemos o pessoal da Papel Semente - empresa que produz esse tipo de papel - em uma reunião em São Gonçalo. Fiquei muito intrigado e quis saber tudo sobre esse tipo de papel para escrever esse artigo.

O lado ambiental 

A Brasil Social Chic sempre se preocupou com a sustentabilidade como um todo e quando tivemos conhecimento do papel semente nós tivemos a certeza, encontramos o material para os nossos tags. Afinal, depois da compra, sabemos qual o destino dos tags dos produtos de moda: o lixo.

Agora os tags da Brasil Social Chic, feitos com os papeis da Papel Semente, podem ser plantados e darão lindos cravinhos franceses (flor escolhida para nossa linha).


O melhor é que o próprio papel já serve para dar início a germinação, basta molha-lo  todos os dias até germinar e depois plantá-lo. Acho que você irá se lembrar da experiência com o feijão na escola, não lembrou?? O mesmo ocorre nesse processo. Uma volta a infância, rsrsrsrsrsrs


Algumas empresas também estão utilizando este papel para sua folheteria, principalmente para folders e comunicados que não serão guardados e sim jogados fora. O que é uma ótima solução.


Mas lembre-se, se não for mais utilizar o papel o melhor é plantá-lo e não jogá-lo no chão apenas. Leve para casa, deixe germinar e plante as flores nos canteiros da cidade.



O lado social da empresa

Se você acha que a empresa Papel Semente se preocupa apenas com a suatentabilidade ambiental, está enganado. Eles nos falaram que o trabalho deles não é só ambiental, mas também social. O papel que eles utilizam para reciclar vem de uma Cooperativa de catadores de resíduos (Você sabia que não é legal chamar de lixo o que pode ser reciclado??). Eles separam o papel que será vendido e utilizado pela Papel Semente - o papel mais branco para a produção do papel off white.

Se você acha que eles fazem apenas isso pelo social você está enganado. A empresa fica em uma região onde está sendo implementado o COMPERJ - Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. É uma região com um baixo IDH e a Papel Semente tem capacitado os moradores dessa área para trabalharem na empresa, dando emprego e um futuro a essas pessoas. 





Plante essa idéia e use papel semente para as suas criações.
Evento no Itanhangá no dia 08/07

No domingo fizemos um pequeno evento no Itanhangá, posto aqui algumas fotos que fizemos. Muito obrigado aos que puderam comparecer. Os que não puderam, mas torceram pelo sucesso também.







quinta-feira, 5 de julho de 2012


Energia Brincando

Um pouco antes da Rio+20 ocorreu no Rio de Janeiro o evento TEDxRio+20, um dia e meio de palestras curtas mas muito interessantes sobre o tema SUSTENTABILIDADE. OK, algumas palestras fugiram do tema, mas a maioria foi bastante interessante. 

Uma pergunta que ficou no ar foi: Que tipo de ser humano você? PASSIVO - que espera acontecer e nada faz; REATIVO -  que reage aos acontecimentos; PRÉATIVO - que se prepara para as mudanças; ou PRÓATIVO - que constroi o futuro? 


Será que queremos ficar sentados esperando por mudancas, que podem ou não acontecer, ou queremos fazer essas mudanças acontecerem? Duas palestras feitas nesses dois dias de evento nos provam que não podemos ficar sentados esperando. Que precisamos procurar por soluções para os problemas atuais ou nunca iremos mudar nada.

As duas falas foram de estudantes americanos e sobre o mesmo tema, como obter uma energia elétrica limpa de ações no nosso dia a dia, ou seja, de ações que fazemos e que nunca paramos para pensar que podemos gerar energia ao praticá-las.


SOCCKET - bola de futebol que gera energia
                                soccket.org/


Jessica O Mathews nos apresentou essa maravilhosa invenção. Você alguma vez pensou em gerar energia enquanto joga bola? Já imaginou, no pais do futebol, como estamos perdendo energia ao não utilizar esse mecanismo em todas as bolas de futebol que por aqui existem?

Em comunidades de baixa renda isso é muito útil. Um exemplo é o uso do  lampião a base de querosene. Utilizar um desses é o mesmo do que fumar dois maços de cigarro dentro de casa por dia. Imagine a diferença de se ter energia limpa dentro de casa e fazer esporte ao mesmo tempo.

O Brasil é o País do Futebol. Não precisamos de campos maravilhosos para praticarar este esporte, apenas de uma área livre, quatro latas (ok podem ser pedras, tocos de madeira, ou até chinelos...) e pronto, um campo está criado.

Dentro da bola um mecanismo gera energia através do movimento (uma idéia não muito diferente do mecanismo utilizado nos relógios de pulso que não necessitam de corda nem de bateria) e armazena a energia gerada para que seja utilizada da maneira como quisermos.

Um joguinho e pronto, recarregue seu celular, ligue uma lampada para ler a noite ... Imagine esse mecanismo em todos os tipos de bola. Tennis, volei, basquete, qualquer bola.



PAVEGEN - piso que gera energia
                                 www.pavengen.com



Você já imaginou gerar energia elétrica com o simples ato de dar uma caminhada? Pois isso está sendo testado e em breve deverá ser utilizado. Laurence Kemball Cook nos apresentou o PAVENGEN, o piso que gera energia ao ser precionado pelo nosso corpo quando andamos por cima dele.

Imagine usar esse tipo de piso nas escolas, condomínios, academias de ginástica, aeroportos ou até mesmo na Rua. 

Esses duas invenções, o Soccket e o Pavengen nos mostram que devemos ser mais Pró-ativos em relação a sustentabilidade, não podemos esperar sentados por mudanças, pois caso essas demorem muito a surgir teremos um problema muito maior para solucionar.