terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mais dicas de Paris: Parte V - O sorvete



A Île St. Louis, em Paris, é conhecida por abrigar aquele que muitos consideram o melhor sorvete do mundo: o Berthillon.

Mas... o sorvete que é a cara do mundo sócio-ambientalmente correto é, sem dúvida, o Amorino.
Todos os sabores são 100% naturais, feitos com ovos orgânicos, leite integral fresco e arrematados com design: ao invés de bolas, pétalas de flores.

Uma delícia de se lambuzar com os olhos. E adivinhem onde nasceu? Na Île Saint Louis.
Parece que o lugar tem essa inspiração icy.




segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Comércio Justo no blog da Chris Ribeiro

Olá!

Na semana passada minha amiga e consultora de imagem Chris Ribeiro me fez mais uma de suas encomendas: um post sobre Comércio Justo para o seu blog de dicas de moda.

Foi a primeira vez que fiz um "trabalhinho para fora" e, como gostei bastante do resultado, resolvi publicar aqui também.

Vocês sabem o que é Comércio Justo?

Por Monique Matsumura.

Sabe aquela mania irremediável de ver as informações nutricionais da caixinha de guloseimas? É quase um transtorno obsessivo compulsivo, tirar a embalagem da prateleira e virar o pulso em busca da famigerada tabelinha.

Já pensou se ali também contivesse informações sociais a respeito do produto para que os consumidores pudessem avaliar, além do estrago na silhueta, o impacto ambiental e social do que estivessem comprando?

Foi baseado na injustiça das relações comerciais que nasceu o COMÉRCIO JUSTO, uma prática comercial baseada em diálogo, transparência e respeito, em busca de uma relação comercial mais equilibrada entre produtores e consumidores. Esta nova maneira de fazer negócios é uma tendência mundial, e oferece melhores condições comerciais, assegura o direito dos pequenos produtores e trabalhadores que estão a margem do mercado convencional e contribui diretamente para a geração de renda e para a qualidade de vida.

Na Europa, o crescimento médio ao ano deste nicho de mercado é de 30% ultrapassando a marca de 2.9 bilhões de euros em faturamento, beneficiando mais de 1 milhão de pequenos produtores da América Latina, África e Ásia e já desperta o interesse de grandes redes de supermercado, lojas de departamento e transnacionais na Europa, nos Estados Unidos e nos países do Pacífico Norte.

A Starbucks e a rede de supermercados inglesa Tesco já aderiram aos produtos de Comércio Justo. Na área de moda e cosméticos, a The Body Shop e a americana Aveda e a francesa La Redoute, para citar só os gigantes, desenvolveram seus produtos justos. Mais do que a sustentabilidade ambiental, o Comércio Justo aponta para uma preocupação com o bem-estar social dos produtores e com sua qualidade de vida.

No Brasil, a pioneira neste mercado de COMÉRCIO JUSTO na moda é a marca Brasil Social Chic, a única que atua 100% dentro deste conceito. De olho nesta tendência, mulheres que querem saber de onde veio o algodão da sua regatinha básica, quem costurou o jeans boyfriend e quanto da pequena fortuna gasta para manter-se trendy ficou de fato com quem colocou a mão na massa.

Mais do que uma tendência, o se Comércio Justo traduz num estilo de vida.
Alguns produtos - Brasil Social Chic:


Quem quiser conhecer o trabalho da Chris Ribeiro, consultora de imagem, visite o site:

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dicas de Paris - Parte VI: Le Marais


A dica é simples: perca-se.
Dizem que o Marais é a região mais preservada de Paris, ou seja, onde estão as construções mais antigas.

Mas ao mesmo tempo em que as imensas portas se impõem, a vida corre livre do lado de fora.

É um bairro de judeus e - dizem - gays. Esse segundo time me passou despercebido, confesso. Até mesmo porque o primeiro chama mais atenção (neste caso): homens com aquelas barbas na altura da bainha das saias femininas.

Anyway, amei as controvérsias do bairro.

Topshop no Brasil - finalmente!

Estava eu, tem umas duas semanas, navegando pelo novo site da Topshop quando reparei que eles haviam adicionado novos países para entrega internacional. Correndo fui para ver se o Brasil havia sido incluído na listagem - que conta agora com mais de 100 destinos! - e não, necas de Brasil. Fiquei PER-PLE-XA. Da América do Sul o Brasil se junta ao Paraguai, Venezuela, Peru e Equador (o Chile também não tem entregas internacionais mas tem sete lojas no país, então meio que compensa né...). Nada contra esses países, mas pô! Nós somos 190 milhões, (ainda) não temos ditador barato, acredito que há um percentual maior de "antenadas e fashionistas"... qual é a pinimba com a gente, afinal?

Correndo mandei um e-mail para o RP da Topshop que aparece no site da Arcadia (a holding que controla a Topshop) e, qual não é minha surpresa que me responderam hoje dizendo que a marca estaria se estabelecendo no país e, por esse motivo, ainda não colocaram a entrega online para ver como seria o andamento do projeto! Quase caí pra trás mas fiquei com um pé atrás - afinal, eu já havia falado sobre isso por aqui e até agora nem um sinal de fumaça havia sido emitido para mostrar que a Topshop realmente iria abrir suas portas num futuro próximo.


ana carolina atacando de pichadora de cartazes da Topshop!


Isso foi hoje de manhã - por volta das 11am daqui de Barcelona - e agora li no Petiscos da Julia Petit que é verdade mesmo, eles estão entrando no país! Brasileiras amantes de moda, pessoas queridas do meu Brasil, façam uma festa coletiva, saiam pelas ruas, pulem de felicidade, gritem a todos os pulmões. Essa é uma pequena mostra de que sim, o fast fashion internacional está finalmente chegando à terra Brasilis - nós não somos invisíveis (porque eu honestamente cheguei a pensar nisso)!

Falando sobre *business*, acredito que o Brasil não foi incluído na lista de países que o site Topshop.com entrega internacionalmente porque as lojas da marca aqui no Brasil não serão exclusivamente de Phillip Green. O grupo Iguatemi tem participação financeira na entrada da marca no Brasil (Carlos Jereissati havia sido visto jantando com Green por Londres e NY...) e, provavelmente, colocou no contrato algum tipo de cláusula impedindo a entrega. Afinal, se brasileiras (e brasileiros!) comprarem pelo site não entrará dindin na conta do Iguatemi, né?

Além disso, fico com aquela pulga atrás da orelha e penso: será que a Topshop vai dar uma de Zara e Accessorize, e entrar com preços três vezes mais caros que os vendidos por aqui e empurrar as sobras de estoque da estação anterior? Ninguém nunca me contou, não ouvi falar e não li em lugar nenhum - eu vi com meus próprios olhos vestidos sendo vendidos na Zara brasileira por 299 reais quando os vi (e até comprei um) aqui por 29-39 euros.A Topshop aqui em Barcelona tem preços 20-25% mais caros que os do Reino Unido. E minha cunhada, quando morava em Londres, comprou uma bolsa da Accessorize no final da temporada de promoções por 3 libras. A mesma estava sendo vendida na Accessorize brasileira por 129 reais.

Se for pra ser assim, realmente é uma tristeza que dói. Porque a intenção é ser aquela fast fashion gostosa, com uma vibe legal e com preços accessíveis - dar chance a milhares de meninas brasileiras que morrem de vontade de se jogar num universo fashionista mas não tem a grana pra isso. O Brasil é um país CARO pra se viver. Muito caro. E eu espero mesmo que a Topshop venha com a mesma filosofia, e não com a de ser mais uma marca que entra no mercado brasileiro querendo ser high end com produtos de high street.

P.S.: A Ana Cristina perguntou onde serão as lojas e eu respondo: ambas em São Paulo (como sempre!), infelizmente. Dado que o grupo Iguatemi é sócio de Phillip Green nessa empreitada brasileira, ambas as lojas serão abertas em shoppings do grupo em São Paulo. Uma será somente Topshop e a segunda será Topshop e Topman (dedicada aos meninos!) juntas. Acredito que, se ambas forem um sucesso, provavelmente o próximo destino será o Rio, mais precisamente o Barra Shopping, já que faz parte do grupo Iguatemi. Cariocas, *rezemos*!


Post escrito por Carol Aquino, colaboradora do blog Brasil Social Chic.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dicas de Paris - Parte III: Rua charmosa



Quando estiver em Paris, comporte-se como um Parisiense!

Ao invés de nos hospedarmos em hotel, alugamos um flat em Montmartre, "o bairro dos artistas". Por ali, muitas lojinhas charmosas, restaurantes e cafés, tudo tipicamente francês.

Entre as idas e vindas nas ladeiras que levam à Sacre-Couer, descobrimos um bairro muito agradável, que se presta a passeios vespertinos, principalmente a Rue des Abesses.

E, estando lá, não percam a iluminação noturna da Sacre-Couer.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dicas de Paris - Parte II: O restaurante


Eu tinha a idéia (errada) de que comer bem em Paris seria gastar muitos Euros.
A grande descoberta foram os restaurantes de Montmartre, em especial o Le Coryllis.

A cozinha é fantástica - recomendo fortemente o risoto de frutos do mar com funghi, e o preço é bem bacana.

Em 10 dias voltamos lá 3 vezes. Confia na dica?

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dicas de Paris - Parte I: A creperie






Paris é certamente uma das cidades mais singulares do mundo. Quantas vezes você for, tantas irá descobrir novos lugares para conhecer.

Sem soberba e atendendo a pedidos, vou postar aqui algumas dicas da Brasil Social Chic para quem vai visitar a cidade.

Quem sabe daqui a algum tempo não poderemos publicar o "Guia Brasil Social Chic" de viagens especiais, com direito a estrelas e tudo mais???





Vogue Fashion Celebration Night

Ok, eu sei que esse post está atrasado, mas... só para não passar em branco, vou
publicar mesmo assim.

No último dia de Prêt-à-Porter, para celebrar os negócios fechados na feira, a equipe da Brasil Social Chic, que não se faz de rogada, deu uma passada básica na Vogue Fashion Celebration Night, na Avenue Montaigne.

Nada menos do que várias festas acontecendo juntas, uma em cada lojão: Chanel, Gucci, Pucci, Louis Vuitton, Prada, etc.

Nunca vi tanta gente bem vestida por metro quadrado. Ai, ai....




segunda-feira, 20 de setembro de 2010

De volta ao batente

Após alguns dias de folga em Paris (merecidos, né?) estamos de volta ao batente.

E antes de postar algumas dicas de Paris, resolvi deixar registrado aqui aquilo que todo mundo já sabe: brasileiro é mesmo um povo muito animado.

Bem, pra vocês verem que a gente marca nosso lugar no mundo ético-fashion, vejam o povo brasileiro que foi representar nosso país no So Ethic.

Equipe BSC com Adriana D'Agostini (ABIT) e Isabela Keiko (Who's next), além da Miriam, representante na Inglaterra da Algodão Colorido Natural.


Pessoal da Raiz da Terra.


Stand do Talentos do Brasil


Olha a querida Dona Francisca trabalhando pra valer no stand do Algodão Colorido Natural.


Povo do Sebrae - Empreendedorismo Social, sempre levando o trabalho de grupos de baixo IDH para grandes eventos.

Faltou aqui uma foto da Amparo Brasil, e da Tudo Bom?, nossos companheiros de todas as estações.

Me desculpem se deixei mais alguém de fora. No ano que vem eu me redimo, ok?

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Kenzo no stand da Brasil Social Chic

Figura ilustríssima no mundo da moda, o estilista Kenzo Takada visitou o stand da Brasil Social Chic no PAPP.

Convidado pela ABIT, Kenzo conheceu a nova coleção da BSC, fotografou e levou um moleskine bresilién de presente.
Kenzo no stand da Brasil Social Chic

O mimo da Brasil Social Chic para seus clientes




Personalidade Brasileira

Lembram da Casa 7, reduto cool do Humaitá?
Pois então, achamos a Lena Santana, queridíssima curadora da Casa 7, expondo sua coleção aqui no Prêt-à-Porter.
Ok, a bandeirinha dela agora é azul, vermelha e branca, mas... sorte dos ingleses, que podem apreciar a moda brasileira perto de casa, né?

Lena no nosso stand



Equipe Brasil Social Chic em Paris: Lincoln Morales, Paloma Franceschini e eu mesma.

sábado, 4 de setembro de 2010

Brasil Social Chic no Prêt-à-Porter

Depois de bater perna pelas ladeiras de Montmartre e sentar para um café típico na calçada, enfim vamos preparar a nossa participação no salão So Ethic, no Prêt-à-Porter Paris.
Com a ajuda (fundamental, principalmente nas escadarias do metrô parisiense com 3 malas de 30 kg cada) do povo da marca Paloma Franceschini, montamos nosso belíssimo stand na feira.
Agora é pra valer! Lançamos a marca Brasil Social Chic no verão 2011!!



Nem só de glórias vive uma equipe brasileira em Paris: muito trabalho para deixar nosso stand com a cara da marca.










Mais Paris!

Verão em Paris, sola até 9 horas da noite... até esquecemos de descansar!
Equipe Brasil Social Chic em fim de dia na Champs Elisées.

Passeio pelo Sena para descansar os pés e amanhã ... muito trabalho nos aguarda!


Enfim, Paris














Bon Jour!!!








Estamos finalmente em Paris para apresentar a nova coleção da Brasil Social Chic.




Aproveitamos o início da viagem para pesquisar tendências para o inverno e passear um pouquinho (afinal, ninguém é de ferro!).








Estou postando algumas fotos dos nossos passeios para vocês curtirem também.




Sobre as tendências... bem, estas vocês terão que esperar até a nossa próxima coleção!