sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Você sabe os 10 princípios fundamentais do Comércio Justo?

O Comércio Justo e Solidário é uma forma de fortalecimento de empreendimentos urbanos e rurais, formais ou informais, que se encontrem em desvantagem ou marginalizados pelo sistema convencional de comércio, com as seguintes características:

•Baseado em relações éticas, transparentes e co-responsáveis entre diversos atores da cadeia produtiva.
•Pressupõe uma remuneração justa e contribui para a construção de relações solidárias no interior da economia.
•Respeita diversidades culturais e históricas e reconhece o valor do conhecimento e imagem das comunidades tradicionais.
Os princípios fundamentais de uma relação equilibrada de comercialização justa e solidária são:

1.Criar oportunidades a pequenos empreendimentos urbanos e rurais;
2.Transparência e confiabilidade em toda a cadeia produtiva e de comercialização;
3.Desenvolvimento de capacidades dos produtores;
4.Pagamento de um preço justo;
5.Igualdade de gênero;
6.Boas condições de trabalho e nenhuma forma de escravidão;
7.Negar a exploração do trabalho infantil e garantir o acesso à educação para os jovens;
8.Preservação do meio ambiente;
9.Pré-financiamento e pagamento imediato;
10.Relações comerciais de longo prazo.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Intervenção Naara @ Stand BSC Rio-à-Porter

No stand do Rio-à-Porter, o grupo Naara, formado por jovens da favela da Maré, transformou nossas paredes numa grande obra de arte.

A intervenção durou 2 dias durante o evento e atraiu a atenção de quem passava. O resultado ficou lindo e seguirá direto para o Pret-à-Porter de Paris.

Très chic!










Desfile de abertura Rio-à-Porter


A BSC participou do desfile realizado no sábado passado no Rio-à-Porter - que substituiu o Fashion Business como feira de negócios ligada ao Fashion Rio.

Ao todo, foram 75 looks das grifes que participam do salão, entre elas Tessuti, Carlos Tufvesson, Lenny e Salinas, que nesta edição não desfilam do Fashion Rio.

O diretor do desfile Ruy Furtado apresentou peças dos expositores, que vão da linha noite ao beachwear. Foi criado um cenário com uma grande tela de led e uma moldura, por onde saíam os modelos. Nela apareciam os nomes das marcas.

O look da BSC escolhido pela organização do desfile pertence ao grupo Naara. Um vestido regata de algodão tingido e pintado, sobreposto por outro vestido em tule com as mesmas técnicas aplicadas.

Nova prática de consumo alia transparência e respeito à qualidade de vida de artesãs do Rio de Janeiro

Que tal levar a transparência para sua consciência?

No Rio de Janeiro, o movimento de Comércio Justo, ganhou força no mundo da moda. Para ajudar na comercialização e eliminar o máximo de intermediários na venda de mercadorias justas e sustentáveis, foi criada a Brasil Social Chic, uma distribuidora de produtos de moda produzidos sob os conceitos do Comércio Justo. Com o apoio do Sebrae, 4 grupos produtivos recebem capacitação e monitoramento -para avaliar a melhoria da qualidade de vida e aumento da renda familiar- além do suporte de logística e comercialização.

Os grupos produzem artesanalmente bijuterias, bolsas e roupas utilizando matérias primas ecológicas, como o fio nobre e a fibra de bananeira, a fibra de taboa e o algodão orgânico, e técnicas artesanais de pintura e tingimento em tecido e bordados. Os produtos são caprichados, trabalhados manualmente por artesãs de Nova Iguaçú, Barra do Furado, Complexo da Maré e Santa Cruz.

O Comércio Justo é um movimento e uma tendência mundial, que contribui com o desenvolvimento sustentável oferecendo melhores condições comerciais, assegurando o direito dos pequenos produtores e trabalhadores marginalizados, contribuindo diretamente para a geração de renda e qualidade de vida.

No Brasil, milhares de empreendimentos de economia solidária já se estabeleceram como produtores de Comércio Justo, e diversas empresas globalizadas já possuem linhas de produtos com este mote, como Nestlé, Marks & Spencer, Tesco, Carrefour, Wal Mart, Mac. Donalds, Starbucks, entre outras.

Brasil Social Chic no Rio a Porter

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Coleção Verão 2009/10

Nas fotos abaixo, vocês poderão conhecer um pouco mais os produtos desenvolvidos pela BSC junto aos grupos produtivos.

Participaram deste editorial todos os grupos parceiros da Brasil Social Chic. São eles:

- Coosturart
- Fio Nobre
- Naara
- Tranças e Tramas